O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou nesta sexta-feira (14/07) que as companhias aéreas Latam e Gol estão em "conversas bem avançadas" para incorporar aviões da Embraer às suas frotas. A informação foi dada durante evento em que o banco de fomento anunciou financiamento para exportações da fabricante brasileira, de acordo com o que apurou NDM.
"Evidente que temos sigilo comercial, não podemos entrar em detalhes, mas as empresas estão bem avançadas na perspectiva de voar Embraer", disse Mercadante, citando os nomes de Gol e Latam.
Novidades na feira de Farnborough
O CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, espera trazer novidades da feira de aviação de Farnborough, na Inglaterra, que acontece entre 22 e 26 de julho. As expectativas incluem notícias sobre o cargueiro C-390, o eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) da Eve (subsidiária da Embraer), os jatos comerciais E2 e a área de serviços da empresa.
Na feira, os fabricantes de aviões costumam anunciar grandes encomendas por companhias aéreas e empresas de leasing.
Entregas no segundo trimestre e carteira de pedidos em alta
A Embraer entregou 46 aeronaves nos segmentos comercial e executivo no segundo trimestre, uma unidade a menos que no mesmo período do ano passado. Já a carteira de pedidos da fabricante encerrou junho em US$ 21,1 bilhões, um aumento de 22% em relação ao primeiro semestre de 2023.
"Mostra que estamos no caminho certo para o crescimento", afirmou o diretor financeiro da Embraer, Antônio Carlos Garcia. "O terceiro e quarto trimestres serão muito fortes, com alguns solavancos na cadeia de suprimentos ainda, mas estamos muito confiantes de que vamos atender às nossas expectativas para o mercado", completou o executivo.
Destaques do artigo:
Essa notícia é um sinal positivo para o futuro da Embraer e da indústria aeronáutica brasileira. As negociações com Latam e Gol podem representar um aumento significativo nas vendas da empresa, e as novidades da feira de Farnborough podem gerar ainda mais interesse pelos produtos da Embraer. A carteira de pedidos em alta também é um indicador de que a empresa está no caminho certo para o crescimento.
Mín. 21° Máx. 24°