Terça, 18 de Junho de 2024
24°

Tempo limpo

Rio de Janeiro, RJ

Negócios Automotivo

Mercado de Carros Seminovos no Brasil: Crescimento Deve Continuar Expandindo em 2024

O mercado de carros seminovos no Brasil vive um momento de grande expansão. Em 2022, foram vendidos mais de 14,7 milhões de unidades, um aumento de 12,5% em relação ao ano anterior, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), consultados pelo NDM.

22/02/2024 às 13h25 Atualizada em 22/02/2024 às 15h21
Por: Maurício Júnior | Redação NDM
Compartilhe:
Foto: Divulgação / Reprodução
Foto: Divulgação / Reprodução

O mercado de carros seminovos no Brasil vive um momento de grande expansão. Em 2022, foram vendidos mais de 14,7 milhões de unidades, um aumento de 12,5% em relação ao ano anterior, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), consultados pelo NDM. O ano de 2024, deve continuar vendo uma expansão do setor, principalmente nas cidades acima de 200 mil habitantes. Essa alta é resultado de diversos fatores, como por exemplo:

Aumento da frota nacional: A frota de veículos no Brasil vem crescendo ano após ano, o que gera um maior volume de carros usados no mercado.

Continua após a publicidade

Rentabilidade para os revendedores: A venda de carros seminovos é um negócio lucrativo para os revendedores, pois oferece margens de lucro maiores do que a venda de carros novos.

Crise econômica: A crise econômica que assola o país nos últimos anos fez com que muitos consumidores optassem por comprar carros seminovos em vez de carros novos, buscando uma opção mais acessível, principalmente depois da crise global da Pandemia de Covid-19, o Brasil foi um dos paises mais afetados no mundo, e viu o preço de automóveis seminovos disparar na tabela fipe.

Continua após a publicidade

Facilidade de acesso ao crédito: O aumento da oferta de crédito para compra de carros seminovos também contribuiu para o crescimento do mercado.

Perfil do consumidor: O perfil do consumidor de carros seminovos também está mudando. Hoje, esse mercado não se limita mais a pessoas com menor poder aquisitivo, mas também inclui pessoas que buscam um carro de qualidade com um preço mais acessível.

Continua após a publicidade

Desafios do Mercado de Seminovos no Brasil:

Apesar do crescimento, o mercado de carros seminovos ainda enfrenta alguns desafios, como:

Falta de padronização: Não existe uma padronização na avaliação de carros seminovos, o que pode dificultar a compra para o consumidor.

Histórico do veículo: Nem sempre é fácil verificar o histórico do veículo, o que pode gerar problemas para o comprador.

Fraude: Há casos de fraude na venda de carros seminovos, o que exige cuidado por parte do consumidor.

Dicas do NDM para comprar um carro seminovo:

Faça uma pesquisa: Antes de comprar um carro seminovo, faça uma pesquisa para saber o preço médio do modelo que você deseja comprar.

Verifique o histórico do veículo: Peça o histórico do veículo ao vendedor e faça uma vistoria completa no carro.

Compre em um revendedor confiável: Compre em um revendedor confiável que ofereça garantia para o carro.

Faça um test drive: Faça um test drive antes de comprar o carro para verificar se ele está em boas condições.

O Futuro do Mercado de Seminovos:

O mercado de carros seminovos deve continuar crescendo nos próximos anos. As principais tendências para o futuro do mercado são:

Aumento da venda online: A venda de carros seminovos online deve aumentar nos próximos anos.

Crescimento do mercado de usados premium: O mercado de carros usados premium deve crescer nos próximos anos, impulsionado pelo aumento da renda da população.

Consolidação do mercado: O mercado de carros seminovos deve se consolidar nos próximos anos, com a entrada de novos players e a saída de players menores.

O Potencial do Mercado de Seminovos:

O mercado de carros seminovos no Brasil é um mercado promissor com grande potencial de crescimento. Os consumidores que buscam um carro de qualidade com um preço acessível devem considerar a compra de um carro seminovo.

Maiores do Setor de Seminovos:

Maiores players do mercado: As principais empresas que atuam no mercado de carros seminovos no Brasil são:

  • Localiza
  • Movida
  • Unidas
  • Webmotors
  • Carros na Web

Fenabrave: A Fenabrave é a entidade que representa o setor de distribuição de veículos automotores no Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários