Terça, 18 de Junho de 2024
24°

Tempo limpo

Rio de Janeiro, RJ

Concursos Públicos CNU

Ministérios podem aderir ao 'Enem dos concursos' até o dia 29. Veja quem já confirmou

O prazo para aderir ao Concurso Nacional Unificado, que vai centralizar os certames autorizados para o recrutamento e a seleção de servidores públicos federais, chegará ao fim no dia 29 deste mês. A proposta é direcionada a órgãos e entidades do governo federal, e já conta com dez respostas positivas.

20/09/2023 às 22h50
Por: Maurício Júnior | Redação NDM Fonte: Jornal Extra
Compartilhe:

O prazo para aderir ao Concurso Nacional Unificado, que vai centralizar os certames autorizados para o recrutamento e a seleção de servidores públicos federais, chegará ao fim no dia 29 deste mês. A proposta é direcionada a órgãos e entidades do governo federal, e já conta com dez respostas positivas. Elas são de nove ministérios e uma agência reguladora, conforme divulgado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, informa o jornal carioca Extra.

Ao todo, já estão confirmadas, 5.151 vagas a serem oferecidas pelo concurso unificado. Entre elas, oportunidades no IBGE, Funai, CNPq e outros órgãos.

Continua após a publicidade

Segundo o governo federal, o "Enem dos concursos públicos" vai agilizar a contratação de servidores, após a perda de 73 mil funcionários ao longo dos últimos seis anos. Além disso, os processos seletivos chegarão a mais pessoas, com a aplicação das provas em cerca de 180 municípios. E é esperado que a seleção unificada possibilite a gestão transversão na administração pública.

Nesta quarta-feira (dia 20), será criado um comitê para a organização do concurso e do edital, que deve ser publicado em 20 de dezembro. As provas serão aplicadas em 25 de fevereiro.

Continua após a publicidade

Os candidatos farão questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos e provas dissertativas com cobranças específicas de uma área de atuação. Para isso, no momento da inscrição no chamado Concurso Nacional Unificado, os candidatos deverão escolher um dos blocos das áreas de atuação governamental disponíveis no certame e indicar cargos por ordem de preferência.

Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o fim de abril de 2024, e o início dos cursos de formação, entre junho e julho do ano que vem.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários