Terça, 18 de Junho de 2024
24°

Tempo limpo

Rio de Janeiro, RJ

Concursos Públicos Mudanças?

Haddad diz no Canal Livre da Band que reforma administrativa precisa rever concursos

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que o governo estaria disposto a considerar uma reforma administrativa, desde que fossem apresentados os “termos adequados”.

19/09/2023 às 23h18 Atualizada em 19/09/2023 às 23h49
Por: Maurício Júnior | Redação NDM Fonte: Com BandTV
Compartilhe:

No domingo, 17, durante uma entrevista concedida ao programa Canal Livre e retransmitida pela BandNews TV, pertencente ao Grupo Bandeirantes, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que o governo estaria disposto a considerar uma reforma administrativa, desde que fossem apresentados os “termos adequados”.

Ele também mencionou a possibilidade de mudanças que poderiam ser implementadas de forma ágil, incluindo uma revisão dos concursos públicos, conforme sua perspectiva.

Continua após a publicidade

“Reforma Administrativa, para mim, tem que rever concurso público. Os concursos ainda são muito malfeitos, ainda selecionam de forma visada, não são os mais adequados. O estágio probatório tem que ser levado a sério”, disse na entrevista.

Continua após a publicidade

No início de setembro, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou o lançamento do Concurso Nacional Unificado, um formato semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que visa simplificar o processo de admissão no serviço público.

O objetivo é unificar e modernizar os concursos de recrutamento e seleção de servidores públicos federais, agilizando a contratação, especialmente após a perda de 73 mil profissionais nos últimos seis anos.

Continua após a publicidade

Outro ponto que precisa ser aperfeiçoado, segundo o ministro, é o estágio probatório. Segundo Haddad, o período de 36 meses de avaliação do servidor nas funções do cargo para o qual foi nomeado não é levado a sério no Brasil: “Se a pessoa não tem vocação para o serviço público, elimina”, afirmou.

Para concluir, o ministro informou que o Governo Federal está aberto a debater uma Reforma Administrativa, desde que da forma ‘correta’.

“Essa é uma pauta que é da ministra Esther Dweck, do Ministério da Gestão e da Inovação. É uma pauta dela. Penso que ela vai falar cada vez mais do assunto, até porque é um assunto que está na ordem do dia. Ela tem um diagnóstico muito razoável do que precisa ser feito”, completou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários