Terça, 18 de Junho de 2024
24°

Tempo limpo

Rio de Janeiro, RJ

Concursos Públicos CNU

FNDE não irá aderir ao Concurso Nacional Unificado, informa Folha Dirigida

Com preparativos já bastante avançados para seu próprio edital com 100 vagas, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) confirmou à Folha Dirigida que não irá aderir à proposta do Concurso Nacional Unificado (CNU).

05/09/2023 às 20h17 Atualizada em 11/09/2023 às 23h11
Por: Maurício Júnior | Redação NDM Fonte: Folha Dirigida
Compartilhe:

Com preparativos já bastante avançados para seu próprio edital com 100 vagas, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) confirmou à Folha Dirigida que não irá aderir à proposta do Concurso Nacional Unificado (CNU). 

Veja, na íntegra, a nota enviada pelo órgão sobre a participação no concurso unificado:

Continua após a publicidade

“O FNDE já assinou contrato com o Cebraspe para a realização do concurso público para o provimento de 100 vagas para o cargo de Especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais. Nesse sentido, não haverá adesão ao concurso unificado promovido para o Governo Federal".

No final de agosto, o Governo Federal apresentou a ideia de realizar um Concurso Nacional Unificado. A proposta é ter um único dia de provas para os órgãos e ministérios que tiveram autorização para preenchimento de vagas efetivas. 

Continua após a publicidade

As provas do concurso unificado estão previstas para fevereiro ou março de 2024. A ideia é que as avaliações ocorram em 180 cidades distribuídas por todo país. Com isso, o Governo Federal quer democratizar o acesso ao serviço público.

A adesão ao CNU, também chamado de "Enem dos Concursos", é voluntária. Ou seja, cada órgão poderá decidir participar ou não da seleção de forma unificada. 

Continua após a publicidade

A resposta sobre a adesão deve ser enviada até o dia 29 de setembro, ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), que está à frente dos preparativos do concurso.

Como já estava em fase avançada de contratação da banca organizadora e elaboração do edital, o FNDE optou por não aderir à proposta.

O Cebraspe ficará responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas de seleção, como provas objetivas. 

Concurso FNDE será para cargo de nível superior

Em junho, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação recebeu autorização para realizar novo concurso com 100 vagas para especialista em financiamento e execução de programas e projetos educacionais.

A carreira tem como requisito o nível superior completo. A remuneração inicial é de R$4.633, incluindo o vencimento básico, gratificação e auxílio-alimentação de R$658.

Além disso, os aprovados ainda poderão receber uma retribuição por titulação (especialização, mestrado e doutorado).

Conforme a portaria autorizativa do concurso, publicada em junho, o FNDE tem 180 dias para disponibilizar o edital. Isto é, até dezembro deste ano. O prazo mínimo entre o documento e as provas será de dois meses. 

No início de agosto de 2023, a comissão organizadora do concurso FNDE foi formada. O Cebraspe, por sua vez, foi anunciado como banca da seleção dias depois. 

Você já conhece nossa Rádio Online? 

Navegue pelo conteúdo da Rádio NDM: Especial Anitta - Notícias da Música - Chat - Programação - Eventos - Locutores - Peça Sua Música |

A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Fernanda Pacobahyba, destacou a importância das novas vagas autorizadas. 

"É uma grande vitória para a educação do Brasil! Uma das primeiras medidas ao assumirmos a gestão do FNDE foi buscar o apoio da Secretaria Executiva do MGI quanto à necessidade urgente de realização de um novo concurso. O FNDE é um braço operacional fundamental junto ao Ministério da Educação (MEC). E há mais de 10 anos sem realização (o último havia sido em 2012), um concurso se fazia mais que necessário, se fazia fundamental", disse.

Mais conteúdo via ND1:

Acompanhe o Resumo da Novela Terra e Paixão e Saiba Tudo Antes de Assistir

Veja às Últimas Notícias do Mundo das Celebridades no Famosos On

Tudo o que Rola no Mundo das Competições no Esporte ND1

Notícias do que Acontece na Política Nacional e Seus Bastidores

Acompanhe o Resumo da Novela Todas as Flores e Saiba Tudo Antes de Assistir

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários