O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos apresentou aos demais órgãos do governo federal a proposta de realizar prova única para preencher cerca de oito mil vagas abertas para concursos federais neste ano, conforme informado anteriormente no NDM Online.
A adesão dos órgãos ao Concurso Nacional Unificado é voluntária. Dessa forma, foi definido um cronograma com os prazos necessários para que o edital seja publicado ainda em dezembro de 2023, de acordo com checagem do NDM.
Confira detalhes do processo:
A ideia é inspirada no modelo do Enem e um dos objetivos da proposta defendida pela ministra Esther Dweck é conseguir transformar a maneira como os concursos públicos federais são realizados atualmente.
Concurso unificado nacional: o que é e como funciona?
O concurso unificado nacional é um projeto do governo federal que visa a realização de um único concurso público para preencher vagas em diversos órgãos da administração pública. A ideia é que a prova seja realizada em uma única data e em locais espalhados por todo o país, facilitando o acesso dos candidatos.
O concurso unificado nacional ainda está em fase de planejamento, mas a expectativa é que ele seja realizado pela primeira vez no ano de 2024. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, serão oferecidas cerca de 7,8 mil vagas em cargos de nível médio, técnico e superior.
Como funciona o concurso unificado nacional?
A prova objetiva será aplicada em uma única data e em locais espalhados por todo o país. As provas discursivas ou de títulos serão aplicadas de forma regionalizada, de acordo com o local de lotação dos cargos.
Quais são as vantagens do concurso unificado nacional?
O concurso unificado nacional tem o potencial de trazer uma série de vantagens para os candidatos e para a administração pública.
Para os candidatos:
Maior facilidade de acesso: a realização de um único concurso em uma única data e em locais espalhados por todo o país facilita o acesso dos candidatos, que não precisarão se deslocar para longe para participar do concurso.
Maior eficiência: a realização de um único concurso reduz os custos administrativos para a administração pública e também para os candidatos, que não precisarão se preparar para vários concursos diferentes.
Para a administração pública:
Maior eficiência: a realização de um único concurso facilita a seleção de candidatos qualificados para os cargos públicos.
Maior transparência: a realização de um único concurso torna o processo de seleção mais transparente e objetivo.
Fase de Planejamento
O concurso unificado nacional ainda está em fase de planejamento, mas tem o potencial de revolucionar o processo de seleção de servidores públicos no Brasil. A realização de um único concurso em uma única data e em locais espalhados por todo o país facilitaria o acesso dos candidatos e tornaria o processo de seleção mais eficiente e transparente.