Terça, 18 de Junho de 2024
24°

Tempo limpo

Rio de Janeiro, RJ

Concursos Públicos Governo Federal

“Enem” para Concursos Públicos: Governo Lula se prepara para implementar novo modelo

A prova, assim como o exame do ensino médio, teria questões de conhecimento geral e específicas, relacionadas com as áreas desejadas pelos candidatos. Um dos objetivos de unificar o processo seletivo é expandir seu acesso a regiões mais remotas do país.

25/08/2023 às 20h58
Por: Maurício Júnior | Redação NDM
Compartilhe:

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou nesta 6ª feira (25.ago.2023) que o ministério planeja a implementação de uma prova no estilo do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para concursos públicos do governo federal. A prova, assim como o exame do ensino médio, teria questões de conhecimento geral e específicas, relacionadas com as áreas desejadas pelos candidatos. Um dos objetivos de unificar o processo seletivo é expandir seu acesso a regiões mais remotas do país.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Dweck afirma que a ideia veio depois de perceber que alguns órgãos federais estavam há muito tempo sem concursos e, quando se realizavam as provas, a maioria se concentrava nas grandes cidades. A ministra ainda diz que o projeto começará a ser apresentado a outros órgãos do governo ainda nesta 6ª feira (25.ago).

Continua após a publicidade

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa) e a AGU (Advocacia Geral da União) já foram consultados. “A gente tem feito conversas […] O modelo ainda não está fechado, mas já temos muitos pontos pensados para apresentar”, afirma Dweck ao jornal. Ainda não foram divulgadas datas para a implementação das provas, mas o ministério planeja aplicar o teste em 180 cidades, em sua maioria concentradas no Nordeste, Norte e Sudeste, que serão escolhidas a partir de levantamento do Ipea.

8.360 NOVAS VAGAS DE CONCURSO EM 2023 

Continua após a publicidade

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos anunciou, em julho, concursos para alocar mais 2.480 funcionários públicos na administração pública federal em 2023. Ao todo, 8.360 vagas novas serão abertas neste ano. Dweck havia anunciado, em 16 de junho, a autorização para abertura de 4.436 vagas em concursos públicos em 2023. Posteriormente, aumentou o montante para 5.880 cargos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários