Terça, 18 de Junho de 2024
24°

Tempo limpo

Rio de Janeiro, RJ

Cursos Online Educação

ICL - Instituto Conhecimento Liberta

A empresa na área de ensino online busca, de acordo com ela democratizar os conteúdos essenciais ao desenvolvimento humano integral, tornando-os simples e acessíveis a todos.

19/07/2023 às 08h55 Atualizada em 28/08/2023 às 22h37
Por: Maurício Júnior | Redação NDM
Compartilhe:

O grupo liderado pelo economista Eduardo Moreira, se apresenta como um Instituto de Educação e Cultura que acredita que a verdadeira liberdade só pode ser alcançada pelo conhecimento, por isso o nome (ICL). A empresa que atua na área de ensino online busca, de acordo com ela - democratizar os conteúdos essenciais ao desenvolvimento humano integral - tornando-os simples e acessíveis à todos. 

Além de ofertar Cursos Online para pessoas físicas, o ICL divulga em seu site oficial pacotes para Empresas. Quem tiver uma empresa ou que trabalhe na área de RH e gostaria de oferecer o acesso a todos os cursos do ICL a seus colaboradores, poderá faze-los por meio de um formulário especifico para isso no site oficial da organização.

Continua após a publicidade

Características do ICL

  • CURSOS: 100% Online
  • +2000 HORAS: Aulas Ao Vivo e Gravadas
  • CONTEÚDO: Material de Apoio Exclusivo
  • ESPECIALISTAS: Professores Qualificados

"Surgimos com a certeza que o aprendizado é notável quando este processo é agradável", destaca a empresa em seu site oficial.

Continua após a publicidade

Nascemos com a missão de mostrar que não existem barreiras quando há vontade de pensar e aprender. O nosso propósito é mostrar o caminho para que você se liberte pelo conhecimento.

Em uma recente entrevista ao apresentador Marcelo Taz, da TV Cultura no Programa Provocações: Eduardo Moreira, fundador do ICL - afirmou que hoje - o instituto conta com 20 mil bolsistas, que tem garantido o ensino gratuito na plataforma de ensino: algo que merece, sem dúvidas ser destacado nesse artigo especial.

Continua após a publicidade

A Missão do ICL

A missão do ICL é "proporcionar acesso ao conhecimento para todos, independentemente de sua renda, escolaridade ou localização". Para isso, o ICL utiliza uma variedade de tecnologias e metodologias de ensino, como cursos online, vídeos, podcasts e eventos presenciais.

Os cursos do ICL são ministrados por especialistas renomados em suas áreas de atuação. Os temas abordados são amplos e abrangem desde questões práticas, como como fazer um currículo ou como estudar para um concurso público, até questões mais profundas, como o propósito da vida ou a relação entre ciência e espiritualidade.

O ICL também oferece bolsas de estudos para pessoas que não podem pagar pelos cursos. Essas bolsas são destinadas a pessoas de baixa renda, pessoas com deficiência e pessoas de comunidades tradicionais.

Detalhes da Contribuição com Bolsas de Estudo

Você pode proporcionar a mais pessoas o acesso ao conhecimento que tem o poder de transformar vidas. Escolha um dos pacotes para doação de bolsas de estudo integrais e receba como forma de oficializar sua decisão, nosso Certificado digital de Membro(a) Doador(a).

Conheça o Conselho Curador

O conselho define nosso caminho e nossa direção para termos a certeza de sempre estarmos permitindo o acesso rumo à Educação Libertadora que tanto almejamos.

Fazem parte: 

  • Katia Maia - Oxfam Brasil
  • Frei David - Educafro
  • Daniel Manduruku - Professor, Escritor e Ativista Indigena
  • João Paulo Pasifico - Fundador do Grupo Gaia
  • Heloísa Vilella - Jornalista
  • Lindener Pareto - Prof. Doutor em História
  • Jessé Souza - Sociólogo e Pesquisador
  • Leonardo Boff - Teólogo e Filósofo

Os 3 Pilares do Conhecimento do ICL São: 

Cultural

Conhecer, compreender e questionar a jornada que nos trouxe até aqui como sociedade é o que vai ampliar nossa capacidade de transformá-la. Uma visão cultural ampla é pilar indispensável para a evolução do indivíduo e do grupo do qual faz parte.

Espiritual

O fortalecimento daquilo que sustenta nossa caminhada, através de práticas de meditação e auto conhecimento, é fundamental para que possamos seguir resilientes durante nossa travessia. Para isso podemos contar com a ajuda de instrutores e orientadores que dominam estas técnicas.

Profissional

Aprenda as ferramentas mais importantes do mercado de trabalho para aumentar sua empregabilidade, remuneração, e acelerar sua evolução na carreira.

Perguntas e Respostas Sobre o ICL

Quais as formas de pagamento da assinatura?

Você pode se tornar um membro fazendo sua assinatura pelo cartão de crédito e PayPal. Para outras formas de pagamento, fale com nossa equipe pelo Whatsapp, chat aqui na página ou email [email protected]

O Instituto Conhecimento Liberta é financiado por quem?

O Instituto Conhecimento Liberta é 100% independente. Nosso projeto é mantido pelo apoio de nossos membros.

Existe alguma garantia na compra?

Sim, se você quiser desistir da compra nos primeiros 15 dias, basta entrar em contato com o suporte da plataforma dos cursos ou enviar um e-mail para [email protected] solicitando o cancelamento. Você receberá o reembolso integral de qualquer valor já pago.

E se eu tiver algum problema para acessar a área de membros?

Você sempre pode contar com nosso suporte técnico através do e-mail [email protected]. Responderemos o mais rápido possível.

A renovação dos planos é automática?

Renovação automática da sua assinatura, sem taxas de cancelamento.

Se houver alguma aula ao vivo e eu não puder assistir?

Todas as aulas que forem transmitidas ao vivo ficarão gravadas na sua área de membros para que você possa assistir sempre que quiser.

Por quanto tempo terei acesso aos cursos?

Enquanto durar sua assinatura, você sempre terá acesso a todos os cursos.

Quanto tempo preciso dedicar para fazer os cursos?

Os cursos em sua maioria estão divididos em aulas de aproximadamente 1 hora de duração. Você pode definir sua própria programação conforme o tempo disponível.

Quantos cursos posso fazer ao mesmo tempo?

Não há limitação de cursos a serem feitos simultaneamente. O aluno pode fazer de acordo com os interesses e disponibilidade de tempo.

Quem tem direito e como requerer uma bolsa de estudo?

As bolsas são direcionadas à pessoas de baixa renda ligadas a entidades sociais parceiras do projeto. Veja na seção das entidades parceiras o nome das instituições e entre em contato com as mesmas para requerer uma bolsa de estudos.

Os cursos têm certificado?

Sim, os cursos têm certificado de conclusão e a emissão pode ser feita pela área de membros, após a conclusão de cada curso.

Já fiz minha inscrição. Como e quando vou receber meu acesso?

Caso tenha optado pela forma de pagamento em cartão de crédito, dentro de alguns minutos você receberá um e-mail da plataforma dos cursos com as informações para o seu acesso. Se tiver feito sua inscrição por outra forma de pagamento, você receberá esse e-mail em até 3 dias úteis, que é o tempo máximo que a plataforma leva para confirmar o pagamento.

Posso fazer a troca do meu plano?

Sim, você pode fazer a troca do tipo ou da periodicidade do plano dentro do período de garantia ou na renovação do seu plano. De mensal para anual a cada mês e de anual para mensal a cada ano.

É possível cancelar minha assinatura a qualquer momento?

Sim, nas assinaturas mensais serão canceladas as cobranças a partir do próximo mês. Nas assinaturas anuais, serão canceladas as cobranças a partir do próximo ano, ou seja, na prática o que acontece é que sua assinatura não será renovada. Lembramos que o reembolso de valores ocorre somente quando a solicitação de cancelamento é feita dentro do período de garantia (15 dias após a efetivação da sua inscrição de entrada no ICL).

Alguns dos Cursos Online Ofertados pelo ICL

LinkedIn Profissional: Marca Pessoal e Vagas

Para este curso, criamos um perfil na rede e o desenvolvemos passo a passo, com os alunos, durante cada uma das aulas - além dos PPTs, links e documentos utilizados, que serão disponibilizados. O objetivo do curso de LinkedIn é compartilhar boas práticas validadas para que os alunos possam: definir o perfil profissional ideal para a plataforma; ter um perfil campeão, com todas as seções importantes preenchidas corretamente; ter um posicionamento estratégico para atrair recrutadores; usar o LinkedIn para fortalecer a marca pessoal; utilizar os recursos da rede para encontrar as vagas desejadas; definir o perfil editorial; entender por onde começar a produção de conteúdo; estruturar uma produção de conteúdo sustentável.

Os Segredos dos Relacionamentos Saudáveis

Este é um curso baseado em estudos e pesquisas dos maiores estudiosos sobre relacionamentos do mundo. São eles: John Gottman, Pat Allen, John Gray, Deepack Chopra, entre outros. Começamos nossa jornada limpando o passado dos nossos relacionamentos anteriores e nos preparando para o futuro, uma vez que para que possamos compreender melhor o Outro, autoconhecimento é extremamente importante. Observarmos quais são nossas crenças limitantes para eliminar bloqueios mentais, e a partir daí, entrarmos em uma jornada de entendimento fisiológico, emocional e comportamental. Só assim podemos aumentar as possibilidades de maior compreensão de nossas parcerias já existentes ou as que queremos atrair. Trago ferramentas fundamentais para trabalhar diálogos, conflitos, situações diversas e se relacionar melhor. Com certeza estas técnicas simples irão influenciar os seus relacionamentos como um todo, trazendo mais equilíbrio para sua vida. Estas ferramentas podem mudar toda a dinâmica do relacionamento, trazendo harmonia para os dois. No caso de uma relação já existente, isto também irá se refletir na família como um todo.

Problems of Contemporary Capitalism

As crises capitalistas sempre têm duas faces: são ao mesmo tempo crises políticas de confiança e crises econômicas de lucratividade, descritíveis tanto como problemas sociais quanto técnicos, como conflitos sociais e desequilíbrios econômicos. Escondidos por detrás dos agregados estatísticos da macroeconomia – investimento, consumo, poupança, emprego, massa monetária e assim por diante – encontram-se agregados de acção social, mais ou menos coordenados e neste sentido colectivos, mas sempre impulsionados pelo poder ponderado” interesses de classe informados pelas diferentes situações de mercado dos atores envolvidos. Quando se trata do capitalismo moderno, a economia é sempre política e a política é sempre economia.

O livro de Wolfgang Streeck, publicado em ingles sob o título de “buying time”, foi sucesso internacional, sendo muito mais complexo e crítico do que analises de outros, como Joseph Stiglitz, mais famosos só porque sao americanos. No livro, Streeck faz uma análise de economia politica no velho estilo que reconstrói e denuncia o esquema de controle dos bancos centrais no mundo todo pelos bancos, e apresenta como este esquema ameaça as democracias e a soberania nacional no mundo todo.

A alegria de viver e o Yoga

O yoga trabalha com toda a gama de movimentos que o corpo precisa para torna-lo flexível e tonificado: flexões, extensões, torções, posturas que exigem ao mesmo tempo força, flexibilidade e equilíbrio. Em seqüências de dificuldade gradual e conciliável a qualquer tipo de contextura física, o yoga trabalha, tonifica e fortalece o corpo. Mas diferente de outros exercícios o que conduz essa pratica é a consciência corporal e percepção do fluxo respiratório. Com isso os benefícios não são apenas da ordem da fisicalidade mas também do âmbito psíquico e emocional. Alem do tônus corporal o yoga propicia a regeneração óssea, a reposição hormonal, a melhora do funcionamento de órgãos e glândulas. 

Psiquicamente a pratica aumenta o foco e a capacidade de concentração. E estudos confirmam que o yoga colabora com a sensação de bem estar, cria endorfinas, diminui o cortisol, ameniza a ansiedade e o desanimo. A pratica que proponho esta fundamentada no yoga, mas não apenas: muitas das técnicas que perpassaram minha trajetória na busca pela consciência corporal e auto-conhecimento se tornaram parte do que sou e pratico e inevitavelmente do que proponho nas aulas que compartilho. 

São técnicas diversas na proposta, mas com o eixo da consciência corporal e o auto conhecimento como pontos de convergência, técnicas como Marta Graham, Isadora Duncan, Labam, Ivaldo Bertazzo; práticas como Tai chi, Chi Kung e Pilates, além dos estudos de escolas esotéricas, que incluem praticas Gurdefianas e meditação Vipassana. Amparadas por este estofo, cada aula terá um norte que será trabalhado em profundidade no intuito de propiciar uma experiencia singular e transformadora.

Sociedade Digital: tecnologias, informação e desafios

O curso tem como objetivo de estudar a sociedade da informação digital a partir do uso histórico e social de tecnologias, seus efeitos no papel da produção de dados e informações para o cenário contemporâneo e desafios futuros.

Histórias para Tela: introdução ao roteiro audiovisual

Quando vemos um filme ou um episódio de série na tela, esquecemos que um filme, antes de ser imagem, é feito por palavras em um roteiro. O presente curso, de caráter introdutório, enfoca questões técnicas elementares para a criação e desenvolvimento de um roteiro audiovisual. Ao longo das aulas, tópicos como personagem, estrutura, formatação e cena serão são abordados.

Desenvolvimento Local e Participação Comunitária

As economias que melhor se desenvolvem, desde os países nórdicos (Suécia e outros), até o Canadá, a China ou o Vietnã, usam como orientação central o bem-estar das suas populações, com sistemas fortemente descentralizados e participativos. O Sueco médio participa de 4 organizações comunitárias. O Brasil, país gigante com 215 milhões de habitantes, tem 5.570 municípios, profundamente diversificados: ainda que o governo central em Brasília seja essencial para o nosso desenvolvimento, a apropriação dos processos de transformação pelas próprias comunidades interessadas, em cada cidade ou bairro, é essencial para que o conjunto funcione. 

Não há ministério que possa conhecer tantos desafios de norte a sul do país. Essa dimensão é amplamente subutilizada e subestimada no Brasil. Ninguém melhor do que as comunidades locais sabe onde dói o calo, que rio está contaminado, que rua vira lama quando chove, onde falha o acesso à internet. O governo central e os governos estaduais devem sim ajudar, pois os recursos são públicos, mas a definição das prioridades, o controle dos resultados, a responsabilização da gestão pública e das empresas, dependem das comunidades se organizarem em torno aos seus interesses. 

No mundo e no Brasil há inúmeras experiências de iniciativas locais que funcionam. As tecnologias modernas, em particular a conectividade que a internet permite, abrem novos espaços para uma gestão descentralizada e participativa. Soluções institucionais como as organizações comunitárias, parcerias com universidades, consórcios intermunicipais, orçamento participativo e outras formas de organização abrem novos caminhos. Os desafios do acesso ao financiamento, da organização de informação e comunicação, de geração de emprego e renda, de promoção da sustentabilidade ambiental, e inclusive de formação de quadros na área de desenvolvimento local participativo, constituem os desafios que pretendemos estudar.

Precariedade e indignidade nas sociedades atuais

O curso pretende apresentar didaticamente um panorama geral da “grande transformação” sofrida pelo capitalismo e consequentemente pelas sociedades atuais nos últimos 50 anos. Para tanto, vamos revisitar algumas das principais teorias sobre as transformações estruturais na dinâmica e no sentido do trabalho atual. Com isso, compreenderemos como a generalização da precariedade e o espectro da indignidade tanto nas condições de trabalho como nas relações entre as classes se conformam como a principal característica das sociedades capitalistas atuais. Por fim, compreenderemos como o surgimento de um capitalismo “indigno” é o que explica em grande medida a ascensão e o fortalecimento atual da extrema direita.

O Dharma do Brasil

O curso “O Dharma do Brasil – um olhar em Espiral da ArqueoAstrologia é uma introdução à complexa saga de se tentar construir uma identidade verossímil à alma do brasileiro. Um estudo fundado nos Conhecimentos da Astrologia, na história oficial e não oficial do Brasil e no acesso aos registros psíquicos que constituem o organismo humano que somos desde o homo sapiens até mesmo muito antes dele.

Por uma Polícia do Povo

Um curso voltado a um debate sem filtro sobre segurança pública e Polícia. Essa será uma oportunidade ímpar para que você possa entender as entranhas destes Sistema a partir da colaboração de policiais, especialistas e ativistas sociais que estarão participando dessa grande construção. Longe de querer abranger todas as variantes do assunto, mas cientes de que com o conteúdo disponibilizado será possível desenvolver um conhecimento aprofundado em questões vitais, como: sistema Penitenciário; guerra às drogas; armamento da população; direitos humanos; violência contra grupos vulneráveis; controle da atividade; milícias e grupos de extermínio; facções criminosas; imprensa; comunidade; tráfico de armas; desmilitarização e etc. Esse primeiro curso tem como escopo apresentar a você os pontos chaves nesse assunto, de forma a constituir-se em um aporte único, inédito, não ofertado em outras plataformas, seja quanto a sua sistematização, ou quanto a qualidade do quadro colaboradores, onde se prezará pelo conhecimento técnico/científicos, experiência e convivência dentro do Sistema.

Teologia da Libertação

Atualidade da teologia da libertação face a desigualdade social e a situação da Terra. O desafio da opressão mundial que gera abismos de desigualdade. As teologias da Libertação como respostas e forças de transformações histórico-sociais. Criar consciências e práticas centradas na vida. A figura libertadora do Jesus histórico e nova imagem de Deus e do ser humano na perspectiva de um outro mundo necessário e urgente, ministrado por Leonardo Boff.

Ensino superior e equidade

O curso aborda temas relacionados a democratização do acesso ao ensino superior brasileiro, em especial as cotas étnico-raciais implementadas pela lei 12.711/2012 em âmbito federal. Diante do desafio que é entender o processo de implementação e de possível prorrogação das cotas em universidades federais, proponho com este curso apresentar um balanço sobre o caminho percorrido pelas ações afirmativas no mundo e no Brasil e as perspectivas contemporâneas em torno dessas políticas. Durante as quatro aulas serão apresentados aspectos que envolvem as relações raciais e a educação no Brasil, os conceitos e aspectos históricos que envolvem as ações afirmativas e as cotas, as propostas e projetos de inclusão e expansão da educação superior no Brasil nos últimos anos e os desafios relacionados a continuidade da lei em instituições de ensino superior públicas federal.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários