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Shein no Brasil afirma que vai gerar 100 mil empregos no setor têxtil, saiba tudo aqui!

A varejista de moda chinesa Shein anunciou nesta quinta-feira (20) que vai começar a fabricar suas roupas no Brasil, em um investimento que pode gerar uma incrível marca de 100 mil empregos em três anos. As informações foram confirmadas pela apuração do NDM.

Maurício Júnior
Por: Maurício Júnior
20/04/2023 às 18h44 Atualizada em 23/02/2024 às 07h11

A varejista de moda chinesa Shein anunciou nesta quinta-feira (20) que vai começar a fabricar suas roupas no Brasil, em um investimento que pode gerar uma incrível marca de 100 mil empregos em três anos. As informações foram confirmadas pela apuração do NDM.

A expectativa inicial, é que a Shein deve investir cerca R$ 750 milhões para fornecer tecnologias e treinamento a fabricantes têxteis brasileiros. O anúncio acontece em meio a pressão de concorrentes locais e do governo para que as empresas chinesas paguem os mesmos impostos que as brasileiras.

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Mas sobretudo à decisão vem após a visita do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva ao país asiático, onde se encontrou com seu homologo, o presidente chinês Xi Jinping. Além de autoridades de governo, o encontro reuniu centenas de empresários de lado a lado.

Plano foi Antecipado por Haddad 

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O plano de produção local havia sido antecipado mais cedo pelo ministro Fernando Haddad (Fazenda), após se reunir com representantes da Shein.

"Uma coisa para nós muito importante também é que vejam o Brasil não só apenas como mercado consumidor, mas como uma economia de produção", afirmou o ministro. Em documento enviado ao governo brasileiro, a companhia indicou a intenção de investir os R$ 750 milhões.

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O investimento inicial vai treinar fabricantes brasileiros para adequarem seus modelos ao da Shein, de venda sob demanda. Ou seja, a varejista só fabrica o que vende, sem estoques.

"Isto permitirá aos produtores locais gerenciar melhor os pedidos, reduzir o desperdício e diminuir o excesso de estoque", afirma comunicado da varejista.

O Foco da Shein no Brasil

O principal objetivo da Shein é tornar o Brasil um competitivo e moderno "polo de produção têxtil e de exportação para a América Latina". Para isso, a varejista chinesa pretende fazer parcerias com 2 mil fabricantes locais.

No material à imprensa, um de seus fornecedores, a fabricante têxtil Naif, dá um depoimento, afirmando que desde o começo do contrato com a chinesa, teve "um crescimento de 120%".

Comunicado da Empresa

"O Brasil é um mercado importante para nós, e estamos comprometidos em continuar a apoiar o crescimento econômico e o sucesso da Shein por todo o País", afirma Felipe Feistler, gerente geral da empresa no Brasil no comunicado.

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