O novo Concurso Público Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) pode estar entre as prioridades do governo federal. De acordo com apuração da Folha de São Paulo, a medida já está alinhada internamente e deve receber o aval do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, de acordo com à Folha Dirigida.
A titular da pasta, ministra Esther Dweck, já sinalizou que o primeiro pacote de concursos federais do governo Lula será autorizado até segunda-feira, 10, dia em que a gestão completa 100 dias, conforme o NDM noticiou dias atrás (veja aqui). A expectativa é que as vagas da Funai sejam contempladas.
A ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, também já validou as providências voltadas ao concurso da Funai. O órgão não publica novos editais desde 2016.
"Oportunamente trago à baila a importância da criação do Plano de Carreira Indigenista e Plano Especial de Cargos da Funai em conjunto à realização de concurso", disse Sônia Guajajara, em documento obtido pela Folha de São Paulo.
Continua após a publicidade
Nos últimos quatro anos, a gestão do Executivo Federal negou os pedidos para abertura de novos concursos Funai. Sem a reposição, o órgão atingiu seu menor quadro de servidores desde 2008.
No ano passado, ocorreu a contratação de mais de 600 funcionários para Funai, de forma temporária. Essa medida atendeu a uma determinação da Justiça para atuação nas barreiras sanitárias criadas para controlar o impacto da pandemia da Covid-19 sobre os povos indígenas.
Funai realiza pedido para novo concurso
Em maio de 2022, a Fundação Nacional do Índio confirmou o pedido para autorização do concurso Funai 2023 com vagas efetivas. O quantitativo e os cargos solicitados, no entanto, não foram revelados na época.
De acordo com a Funai, o número solicitado poderia sofrer alterações caso o concurso fosse autorizado.
Mín. 23° Máx. 34°