De acordo com fontes ouvidas pelo NDM dentro do IBAMA, o órgão trabalha com a expectativa de lançar um edital em 2023, para contratação de novos servidores, por meio de Concurso Público aumentando assim - a expectativa - para um novo certame do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos recursos Naturais Renováveis. Ficou público que em sua posse, no dia 28 de fevereiro, Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça, chegou a confirmar essa expectativa.
Agora, ouvindo fontes do NDM ligados ao órgão fica muito evidente que o presidente do Ibama está trabalhando para que isso ocorra, inclusive endereçando à ministra Marina Silva, um apelo neste sentido.
No documento, Rodrigo Agostinho menciona a carência de pessoal do órgão, que possui, hoje, praticamente metade dos cargos vagos. De acordo com o ofício, essa ausência de pessoal dificulta o cumprimento das missões institucionais do Ibama.
Ao citar a carência da instituição e a dificuldade de ceder servidores, o presidente do Ibama cita que, nesse contexto, está em curso o planejamento para um novo concurso.
Um alto funcionário ouvido pelo NDM que falou sob condição de anonimato com nossa equipe revela que a expectativa dentro do órgão é que esse pedido seja atendido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, da Ministra Marina.
"Nós sabemos da carência e urgência de novos servidores aqui no Ibama, o novo presidente dá indícios que fará o possível para suprir essa carência dentro do órgão, afinal o novo governo demonstra um compromisso com o meio ambiente e sua preservação, por isso acreditamos que ele será atendido nessa demanda: precisamos de novos servidores em regime de urgência sem exageros", concluiu o alto funcionário ao NDM.
Continua após a publicidade
O NDM acompanha as atualizações sobre o assunto e vai noticiar qualquer novidade em nosso site: acompanhe-nos.
Mín. 23° Máx. 34°