Você está começando sua carreira e quer mostrar o seu melhor lado? Para se tornar um Jovem Aprendiz de sucesso existem e se destacar na empresa que você está veiculado existem várias características e habilidades a serem desenvolvidas. Queremos te convidar a saber um pouco mais sobre elas: você quer?
Essa maravilhosa dica é do profissional José Gustavo, que já é um super trainee de sucesso na gigante Via Varejo e vem compartilhar 5 habilidades para você se desenvolver profissionalmente e entender quais são suas características de destaque e as que você precisa aprimorar, o NDM trás essas importantes lições deixada pelo profissional. Confira abaixo todas elas.
1. Liderança e protagonismo
Você sabia que a liderança e o protagonismo não precisam vir somente de quem está em posições de gestão ? Essas habilidades interpessoais são desejadas pelas empresas, pois independentemente do cargo, é através delas que encontramos pessoas engajadas e que elevam o potencial da empresa.
Entender qual é o organograma da empresa, ter a liberdade e a autonomia para conversar com os supervisores e entender quais posicionamentos você pode ter, ajudará você a ser um líder protagonista.
José Gustavo, Trainee na Via Varejo, dá a dica: “O seu crescimento vai depender do quanto você vai atrás e foca no agora, tentando fazer o mais bem-feito possível. Se eu ficar pensando que eu vou ser coordenador ano que vem, eu esqueço do que preciso fazer agora na Via. Então, é preciso se concentrar nos projetos atuais, se jogar, se aprofundar e aproveitar as oportunidades.”.
2. Inteligência emocional
Saber lidar com as emoções é talvez o grande desafio de qualquer profissional nos dias de hoje. A rotina, os desafios e as frustrações que enfrentamos precisam ser tratadas com bastante equilíbrio e lucidez. É o que chamamos de Inteligência Emocional, que na definição dos psicólogos Peter Salovey e John Mayer, está ligada a quatro domínios:
Perceber: a precisão com que uma pessoa identifica as emoções;
Raciocinar: empregar as informações emocionais para facilitar o raciocínio;
Entender: captar variações emocionais nem sempre evidentes e compreender a fundo as emoções (mais sofisticado do que o “identificar” do primeiro domínio);
Gerenciar – aptidão para lidar com os próprios sentimentos.
O controle das emoções é essencial para o desenvolvimento da inteligência de qualquer pessoa.
3. Resiliência
Muitas vezes, principalmente no começo da carreira, erramos bastante. Afinal, estamos aprendendo e ser paciente e praticar a autocompaixão é bem-vindo. A resiliência é a capacidade de se reinventar e superar os desafios entendendo que a jornada é tão valiosa quanto o resultado final.
Trabalhar a inteligência emocional ajudará você a ser resiliente e entender que ter a opinião de outras pessoas, mudar a direção e ter novas ideias fará com que você realize as atividades mais tranquilamente.
4. Organização
Para manter sua rotina em dia e saber lidar melhor com os imprevistos que podem surgir, a organização é uma boa aliada. Atualmente, existem ferramentas que ajudam nesse processo, como o Google Agenda, Planners, Kanban, etc. Vale tudo o que puder ajudar, como agendas físicas, post its, calendários e mais.
José Gustavo conta como se organiza: “A priorização do que vou fazer no dia e ter gestão de tempo é essencial. Uso muito a agenda para controlar tudo e ir fazendo na melhor ordem”.
5. Comunicação
Saber se comunicar é importante para ter um bom relacionamento com os seus colegas de trabalho, construir suas relações de networking e se desenvolver profissionalmente. Ao delegar uma tarefa, por exemplo, é preciso passar todas as informações de forma clara para que o outro entenda e efetue da melhor forma.