Concursos Públicos São Gonçalo

Concurso Público Prefeitura de São Gonçalo, no Rio de Janeiro

Descubra o passo à passo para se tornar um servidor público municipal na Prefeitura de São Gonçalo - RJ e quais são as principais funções desse profissional.

01/09/2021 22h04 Atualizada há 2 semanas
Por: Administrador

Descubra o passo à passo para se tornar um servidor público municipal na Prefeitura de São Gonçalo - RJ e quais são as principais funções desse profissional.

De acordo com dados divulgados pela Wikipédia, São Gonçalo é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, Região Sudeste do país. Localiza-se na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, estando situado a 25 km da capital fluminense. 

Sua população estimada em 2021 era de 1 098 357 habitantes, sendo assim o segundo município mais populoso do estado, atrás apenas da capital do estado, e o 16º mais populoso do país. 

Também é o 3º município não capital mais populoso do país, e o 55º mais populoso do continente americano. Encontra-se a 22º49'37" de latitude sul e 43º03'14" de longitude oeste, a uma altitude de dezenove metros.

Para quem já começou uma carreira profissional, provavelmente já se deparou com algum servidor público ou até mesmo com a possibilidade de se tornar um. 

Entretanto, muitas indagações podem surgir a respeito sobre o que exatamente significa ser um servidor público. Nesse caso, aqui no NDM Online você pode encontrar respostas para as principais questões relacionadas à essa carreira.

Dicas para se tornar um servidor público

Para se tornar um servidor público é necessário prestar um concurso público e atender aos seguintes pré-requisitos:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado
  • Estar em dia com obrigações eleitorais e militares
  • Ter pelo menos 18 anos de idade
  • Ter aptidão física e mental
  • Ter a formação necessária exigida para o cargo desejado

Outras regras também podem ser exigidas em alguns concursos públicos, de acordo com cada estado ou com a vaga para a qual o concurso de destina.

Não deixe de ler o edital da Prefeitura

Isso vale não apenas para certames de prefeituras municipais, mas para todos os demais, independente do órgão. Ler o edital é fundamental para se informar a respeito de cada detalhe do processo, desde o cronograma de datas, passando por dados das vagas oferecidas, até o detalhamento de como as questões serão distribuídas nas provas, em outras palavras, tudo que você precisa saber estará exposto no documento.

Fique atento ao conteúdo programático

No edital também é encontrado também um dos itens mais importantes para quem precisar saber o que estudar para concurso: o conteúdo programático. Nele estarão especificadas todas as disciplinas, e respectivos assuntos, que farão parte da avaliação de cada cargo. Ou seja, serão esses os assuntos para os quais você precisará estudar.

Na maior parte dos casos, há oportunidades para candidatos todos os níveis de escolaridade (fundamental, médio e superior), e isso faz dos concursos públicos de prefeituras além dos que mais disponibilizam vagas, também os mais abrangentes, pois quase todos podem concorrer.

Quais cargos são os mais comuns em prefeituras

Abaixo mostramos os cargos que mais costumam aparecer em editais, separados por escolaridade:

– Fundamental – Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Administrativo, Cozinheiro, Gari, Mecânico, Merendeira, Motorista, Operador de Máquinas, Telefonista, Vigilante;

  • – Médio – Almoxarife, Assistente Administrativo, Digitador, Eletricista, Escrevente, Escriturário, Fiscal de Obras, Guarda Civil, Técnico Administrativo, Técnico Judiciário;
  • – Superior – Administrador, Analista Administrativo, Analista Judiciário, Arquiteto, Auditor Fiscal, Contador, Defensor Público, Dentista, Enfermeiro, Engenheiro, Juiz, Médico, Perito, Procurador, Professor, Redator, Supervisor.

Claro, os cargos acima citados são apenas os que aparecem com maior frequência nos editais, mas centenas de outros também podem ser oferecidos. Portanto fique tranquilo, são grandes as chances de você encontrar concurso para a função do seu interesse.

Conclusão

Aqueles que forem aprovados passam por um período de experiência conhecido como probatório, no qual são submetidos a avaliações. É necessário ser bem avaliado para ser nomeado.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mais lidas
Anúncio
Anúncio