CLEMENTINO: DÓLAR ALTO É ENCRENCA PARA O BRASIL - NDM ONLINE | NOTÍCIAS DE MAGÉ, CAXIAS E GUAPIMIRIM

Post Top Ad

CLEMENTINO: DÓLAR ALTO É ENCRENCA PARA O BRASIL

#ESPALHE!
COLUNAS — Existe de fato vantagens na subida recente do dólar para o brasileiro como defendem alguns? Eu creio que não.  Pois bem,  o dólar tem subido devido a crise externa principalmente na queda de Braço entre China e EUA que tem afetado a economia do mundo inteiro. Uma das consequências dessa crise financeira  tem sido a alta da moeda americana em todo o mundo.

Turistas brasileiros nos Estados Unidos por exemplo, tem passado um dobrado e são  prejudicados com essa alta do dólar, pois consumir está ficando mais caro por lá. O salário em real continua o mesmo, mas o câmbio para a moeda americana está aumentando o valor em moeda brasileira. Assim, está mais caro comprar dólar e comprar em dólar. Para o turista, também há o preço das passagens aéreas que são quantificadas em dólar e, que, portanto, estão ficando mais caras. Isso teoricamente poderia gerar mais viagens para dentro do nosso país, em vez de viagens para o exterior; só que não acontecem -- então esse negócio como disse Paulo Guedes de se acostumar com Câmbio auto, por um bom tempo só prejudicará mais ainda os brasileiros.

Outra consequência que poderá ser vista em pouco tempo é o aumento de alguns preços, já que muitos componentes são importados e a moeda mais utilizada é o dólar americano, cito  por exemplo remédios, pois 80% é importado. Assim, mesmo o consumidor comum começará a perceber aumento de preços em alguns setores da economia. E, dependendo de quanto o dólar subir, esse aumento de preços poderá se tornar generalizado, aumentando a inflação ainda mais por aqui. 

Essa inflação, que sempre começa afetando os produtos internacionais, importados, acaba também contaminando os produtos que, teoricamente não precisariam estar com seus valores baseados na moeda dos Estados Unidos. Isso é devido a muitos dos produtos serem comercializados em dólar para exportação, e, se eles são vendidos lá fora por um preço maior, o comerciante brasileiro acabará aumentando o preço por aqui para não ter desvantagem na venda. Desse modo, há um círculo vicioso que empurra todos os preços para cima, independente de ter peças ou componentes dolarizados: Veja o caso do aumento do preço da carne por exemplo,

Alguns especialistas defendem  que isso é benéfico para o país, mais eu discordo. 

Eles defendem um hipotético cenário, aonde alguns importadores poderiam fazer a escolha de comprar da indústria brasileira para não pagar mais caro, ou seja, poderiam movimentar mais o consumo dos produtos fabricados no Brasil, ocasionando um aumento de geração de empregos por aqui e, consequentemente, um aquecimento da economia para a indústria nacional. Esse movimento beneficiaria os empresários brasileiros que produzem por aqui, mas também iria motivar esses mesmos empresários a exportarem para ter um lucro maior.

Uma última consequência vista com a alta do dólar sobre muitos, e, consequente desvalorização da nossa moeda, o Real, é a chegada segundo eles de muitos turistas estrangeiros, que poderiam consumir e injetar dinheiro na nossa economia. Isso iria melhorar a economia local e poderia, segundo eles, melhorar a vida dos habitantes das regiões em que o turismo estrangeiro é maior, como as grandes capitais e cidades turísticas brasileiras.

Essas pessoas não tem a mínima ideia de economia. Já que o Brasil depende muito de produtos importados, e agora o petróleo “nosso” também é cotado em dólar. É um absurdo dizer que a indústria nacional criará mais empregos e aumentará o faturamento com o dólar alto. Muito pelo contrário, o dólar alto impulsiona muito a inflação. Diminuindo assim o poder de compra do trabalhador, o que diminui o consumo e consequentemente piora nossa economia. Ridículo colocar o dólar alto como sendo uma boa coisa para indústria nacional.

Luciano Clementino, Somente juntos poderemos..., +!!!

ATENÇÃO! Esse é um espaço democrático que o NDM abre para que correntes de pensamentos possam ser expressos pelos nossos colunistas. No entanto as opiniões expressas neste espaço, não necessariamente correspondem as opiniões do NDM.

❚ LUCIANO CLEMENTINO, ATIVISTA POLÍTICO: COMENTARISTA / COLUNISTA NO NDM ONLINE ❚
❚ INFORME NDM ❚
GABINETE DO POVO — A Prefeitura Municipal de Magé, lançou o Gabinete do Povo no centro de Piabetá, afim de aproximar os serviços públicos da população do distrito mais populoso de Magé (6º Distrito). O Gabinete do Povo oferece um atendimento rápido e diferenciado para os munícipes. O Gabinete do Povo fica localizado ao lado da Agência dos Correios e do DPO de Piabetá, no Centro.
   
VISUALIZAÇÕES DO INFORME NDM
Contador de visitas



  
✪ PRIVACIDADE: TERMOS!

Post Bottom Ad

Pages