SANDRA SILVA: DIFERENÇA SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES É REAL - NDM ONLINE | NOTÍCIAS DE MAGÉ, CAXIAS E GUAPIMIRIM

Post Top Ad

SANDRA SILVA: DIFERENÇA SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES É REAL

#ESPALHE!
COLUNAS  Na semana passada falamos sobre a história de um país que se desenvolveu com maioria de mulheres ocupando espaços de poder. (veja o artigo da coluna anterior aqui). Essa semana a diferença da renda entre homens e mulheres foi capa de veículos de comunicação, e apesar da mulher alcançar níveis de formação mais avançados, e de atingirem cargos altos, ainda assim a renda bruta da mulher é 41,5% menor do que a dos homens. 

Quando entramos em uma universidade hoje encontramos a maioria das cadeiras ocupadas por mulheres, o que se repete nos cursos de mestrado e doutorado. São as mulheres que alcançam mais tempo de estudo. A mulher se prepara mais e melhor para executar as funções. Mesmo ocupando os mesmos cargos permanecem com os salários mais baixos. 

Na política os níveis colocam o Brasil ainda mais atrás entre os países no Índice de Desenvolvimento de Gênero (IDG). Dos 166 países da lista, o Brasil está em 79°.  Apesar do Brasil ter conseguido grandes avanços ao longo dos séculos de sistema patriarcal, o país engatinha a caminho da igualdade de gênero. 

Foi necessário a criação de leis para defender os direitos e a segurança das mulheres, que são seres humanos que comprovadamente chegam tão longe quanto qualquer homem. 

Criamos leis para ter direito ao voto (1932), para sermos protegidas contra violência doméstica (Lei Maria da Penha – 2006), para qualificar o homicídio (Feminicídio – 2015), e para combater tantas violências que eram consideradas normais, e que ainda hoje diariamente tantas mulheres são expostas. 

Para mudar efetivamente esses números é necessário que mais mulheres ocupem os espaços de decisão em nosso país. Essa deve ser uma meta a ser perseguida, e para isso nos mulheres precisamos acreditar mais no potencial que nós temos.

ATENÇÃO! Esse é um espaço democrático que o NDM abre para que correntes de pensamentos possam ser expressos pelos nossos colunistas. No entanto as opiniões expressas neste espaço, não necessariamente correspondem as opiniões do NDM.

❚ SANDRA SILVA / SECRETÁRIA DE COMUNICAÇÃO / SINDICALISTA E COLUNISTA NO NDM ❚
❚ INFORME NDM ❚
GABINETE DO POVO — A Prefeitura Municipal de Magé, lançou o Gabinete do Povo no centro de Piabetá, afim de aproximar os serviços públicos da população do distrito mais populoso de Magé (6º Distrito). O Gabinete do Povo oferece um atendimento rápido e diferenciado para os munícipes. O Gabinete do Povo fica localizado ao lado da Agência dos Correios e do DPO de Piabetá, no Centro.
   
VISUALIZAÇÕES DO INFORME NDM
Contador de visitas



  
✪ PRIVACIDADE: TERMOS!

Post Bottom Ad

Pages