Notícias de Manguinhos: Inauguração UPP - NDM - NOTÍCIAS DIGITAL MÉDIA | SITES DE JORNALISMO BRASIL

ÚLTIMAS!

Home Top Ad

Post Top Ad

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Notícias de Manguinhos: Inauguração UPP


O governador Sérgio Cabral e o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, inauguraram nesta quarta-feira mais duas novas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e anunciaram que Arará e Rato Molhado serão as próximas a receber a presença das forças de segurança. Desta vez, as áreas contempladas foram os complexos de Manguinhos e do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio. Com um total de 1.131 policiais militares que irão patrulhar vinte comunidades das novas UPPs, a iniciativa marca o fim de uma área dominada pelo poder paralelo.

Cabral disse que a inauguração das novas UPPs representa a pacificação de toda uma área dominada pelo tráfico e a violência. Ele criticou os governos anteriores, que deixaram em segundo plano as questões de segurança. "Sobretudo para os mais humildes, a segurança é muito importante. Sem isso, tudo fica prejudicado", lembrou. "Viva a paz, viva Manguinhos! Viva Jacarezinho", gritou o governador.

O governador voltou a dizer que as UPPs são um "jogo de ganha-ganha": '"os moradores vivem mais tranquilos e os investimentos na região estão voltando, o que é o mais importante".

Já o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, repetiu os discursos anteriores, enfatizando que a UPP não é a solução dos problemas, mas apenas um momento novo para a polícia e a sociedade. "Os resultados das UPPs são visíveis. O legado principal, além da segurança, é a troca de aprendizado entre as forças de segurança e as comunidades", afirmou.

Também discursaram o vice-governador Luiz Fernando Pezão, a secretária de Polícia Civil, Martha Rocha, e o comandante-geral das UPPs, Paulo Henrique de Moraes. Pezão atribuiu a pacificação da região a uma vitória pessoal de Cabral:

"É um sonho realizado do Cabral, que engrandece nosso governo e satisfaz muito nosso governador".

Além do policiamento a pé e em viaturas, as UPPs de Manguinhos e Jacarezinho receberão 32 motocicletas para maior mobilidade e ostensividade no patrulhamento. Os policiais foram treinados pelo Batalhão de Choque em um estágio de motopatrulha.

Inicialmente, as UPPs funcionarão com bases administrativas instaladas em contêineres até a definição de um local e construção da base definitiva. Em Manguinhos a UPP contará com uma base administrativa, na Vila Turismo, e outras duas bases de apoio nas comunidades de Manguinhos e Mandela.

A UPP Jacarezinho funcionará com a base administrativa na localidade conhecida como Azul e terá outras três de apoio no Campo do Abóbora, na Rua Darcy Vargas (antigo PPC) e no Pica-Pau.

No dia 14 de outubro de 2012, os dois complexos foram ocupados por 2.042 agentes das polícias Militar, Civil e Federal, além dos fuzileiros navais. A ação teve o apoio de 24 veículos blindados, sendo 13 da Marinha e 11 da Polícia Militar, além de sete aeronaves da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar e da Polícia Civil. Atualmente, a Operação de pacificação de Manguinhos e do Jacarezinho está sob comando dos batalhões de Operações Policiais Especiais (BOPE) e de Choque (BPChq).

Comandante geral da PM pede "carinho"

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, instruiu os policiais lotados nas novas unidades a agirem com carinho com a população local, pois esse seria o melhor instrumento para evitar confrontos:

"Que os policiais tenham carinho, porque se houver carinho, haverá paz", declarou.

UPPs Manguinhos e Jacarezinho

A UPP Manguinhos, contará com o comando do capitão Marcelo da Silva Martins, de 32 anos, e terá um efetivo de 588 policiais.Já a UPP Jacarezinho contará com 543 militares, sob o comando do major Cláudio de Bessa Halicki, de 40 anos. Os 1.131 policiais das duas Unidades passarão a interagir no cotidiano de aproximadamente 69 mil moradores desses lugares, conforme levantamento feito pelo Instituto Pereira Passos (IPP) com base no Censo 2010.

A Unidade Manguinhos atenderá, além da comunidade que dá nome a UPP, às subcomunidades Vila Turismo, Parque João Goulart, Parque Carlos Chagas (ou Varginha), Parque Oswaldo Cruz (ou Amorim), CHP2 (ou Vila União), Conjunto Nelson Mandela, Higienópolis, Vila São Pedro e Vitória de Manguinhos (ou Cobal).

Já a UPP Jacarezinho será responsável pelo policiamento das localidades Tancredo Neves, Pica-Pau Amarelo, Vila São João, Xuxa, Marlene, Vila Viúva Claúdio, Marimbá, Jacarezinho, Carlos Drummond de Andrade e Vila Jandira.

FONTE: Jornal do Brasil
Gostou do nosso site? Então curta nossa FAN PAGE, concorra automaticamente a prêmios sem precisar se cadastrar em nada, curta e fique bem informado. Saiba quais são as novidades clicando em PROMOÇÕES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO:
O NDM Online coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas publicações. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada, respeite a opinião dos demais. Esclarecemos que as opiniões aqui expressadas não são de responsabilidade do site, mas sim dos internautas. Deixe seu comentário sobre esta publicação, após a analise da moderação, com certeza publicaremos. Criticas, sugestões e outros assuntos pertinentes envie um e-mail para: mromodia@gmail.com, contamos com sua interação. Obrigado!


☗ NDM INFORMA!

Alerj aprova fim da vistoria no Detran

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou na quinta-feira (14/12), um projeto de lei que acaba com a vistoria veicular obrigatória feita nos postos do Detran. Parar virar lei, a proposta depende da sanção do governador em exercício, Francisco Dornelles (PP). Caso seja votada, volta para ser votada novamente pelos deputados. LEIA +

✪ PRIVACIDADE: TERMOS!

Post Bottom Ad