PUBLICIDADE

Infestação de Mosquitos Incomoda Moradores de Piabetá

MAGÉ - REDAÇÃO NDM - A leitora Viviane Soumech informou ao NDM que os bairros de Piabetá, Jardim nazareno, Pau grande e Fragoso estão com uma enorme e incomum quantidade de mosquitos, o carro fumacê não passa mais, os moradores até que tentaram resolver, mas o problema persiste. 

O Notícias de Magé fez contato com a prefeitura, conversamos com o cordeador da campanha social 10 minutos contra dengue em Magé. Na conversa o cordeador Marcos Vanini nos explicou pontos importantes que elucidam melhor a  população, reproduzimos abaixo a nota com a explicação técnica do profissional.

Utilização do "carro fumacê" em nosso Município:
1- A utilização de UBV (carro fumacê) é a ultima ferramenta para controle de infestação de Aedes aegypti, por se tratar de aplicação de produtos químicos no meio ambiente.

2 - É necessário que haja infestação acima de 5% em determinada área, com notificações de casos suspeitos e ou confirmados com vírus circulante preconizado pelo PNCD ( Programa Nacional de Controle da Dengue ) do MS.3 - O município de Magé neste ano de 2014 realizou 03 LIRAa ( Levantamento de Índices Rápidos de Aedes aegipty) conforme preconiza o calendário epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e Ministério da Saúde. Os resultados obtidos estão descriminados abaixo:

Janeiro - 1,4%

Março - 0,5 % 

Junho - 0,6 % 



Portanto, como não houve epidemia de Dengue no Município em 2014 e os índices de infestação estão considerados satisfatórios, torna- se incorreta a utilização de UBV (carro fumacê) em bairros do nosso Município.

Ressaltamos que a utilização de UBV fora destas normas técnicas configuram Crime Ambiental pois não existem níveis seguros de utilização sem agressão a fauna de determinada área. Informações cedidas pela: Coordenação Geral de Controle de Vetores - Magé-RJ


Marcos convida a população mageense a participar da caminhada/mutirão



Agenda: Caminhada/Mutirão com as crianças da E. M . Emilio Gebara (Pq Iriri) a partir das 9h.


Atenciosamente,

Marcos Vanini
Coordenação de Educação em Saúde e Mobilização Social


 MAGÉ - MAURICIO JR  Notícias de Magé | E-mail noticiasdemage@gmail.com |
Gostou do nosso site? Então curta nossa FAN PAGE, concorra automaticamente a prêmios sem precisar se cadastrar em nada, curta e fique bem informado. Saiba quais são as novidades clicando em PROMOÇÕES.