PUBLICIDADE

O perigo das pesquisas feitas por institutos de achismos


Magé e as pesquisas eleitorais

Pesquisa de intenção de votos é coisa séria e só tem validade se feitas por metodologia científica, com parâmetros técnicos, realizadas pelos institutos especializados e registradas na Justiça Eleitoral para poderem ser divulgadas. É um trabalho caro e por isso só é feito de tempo em tempo, mais para orientar os coordenadores de campanha que para se propagar. Porém, ao que parece, em Magé pesquisa é coisa que se acha em qualquer esquina. Fala-se em números e percentuais como se esses pudessem ser encontrados nas feiras livres. 
Todos os dias recebo números diferentes. Falam-me de enquetes na internet, como se essas pudessem ser confiáveis. Tem também um mal intencionado que sempre me encaminha o resultado de uma consulta que ele tem o prazer de espalhar pelos facebooks da vida. Gente, pesquisa feita pela rede não vale, pois uma única pessoa pode votar várias vezes. As pesquisas técnicas, essas sim, não erram nunca. Aqui levamos a informação a sério e a verdade é a nossa matéria prima.
Hoje, por exemplo, vi uma enquete em determinado site onde um candidato a prefeito de Magé aparece com 66% das intenções de voto e um segundo com 58%. Que pesquisa é essa? Vamos lá: 66% mais 58% dá 124% e, além do mais, na hora em que consultei, o candidato com 66% tinha 2.927 votos e o segundo colocado 2.556. Só aí são 5.483 votos, sem contar os 437 conferidos a um terceiro postulante, que no site aparecia com 0% das intenções, mas o total apurado mostrado era de 4.423 votos, uma diferença de 1.497, pois somadas as quantidades de votos dos três postulantes conferidas no site chegaremos a 5.920.
Os resultados de consultas na internet não batem nunca com os resultados das urnas, ao contrário do que ocorre com as pesquisas de intenção de votos feitas na formada que a lei determina e é por isso que o elizeupires.com não se baseia em números coletados de outra forma que não seja essa. Pesquisa, amigos é coisa muito séria mesmo e é por isso que só devem ser feitas pelos profissionais da área e não por curiosos ou os datanúbias da vida.

Leia: Em Pesquisa Eleitoral Oficial De Magé, Nestor Vidal Lidera